quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A ÁGUIA QUE NÃO QUERIA VOAR

Lendo  A Águia que não queria voar , de JAMES AGGREY e WOLF ERLBRUCH, Editora Companhia das Letrinhas.


TRECHO DO LIVRO:

" A ÀGUIA QUE NÃO QUERIA VOAR é uma história escrita por James Aggrey, um pedagogo nascido em 1875. Em uma cidade de Gana Chamada Anomabu. A História diz muito sobre a história da Àfrica , que na época, tinha todos os seus países dominados por nações europeias. Na verdade , ela termina assim: ! povos Africanos! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus, mas os homens nos ensinaram a pensar como galinhas e ainda pensamos assim. como se, de fato , fôssemos galinhas. Somos Águias, porém, por isso, abram suas asas e voem! nunca se contentem com os grãos de milhos que nos jogam " .

Esse livro me surpreendeu. Foi um dos melhores que li este ano.
Me surpreendeu por que a principio não relacionei  a história com suas questões- mor : A DOMINAÇÃO e A ESSÊNCIA , O PODER e A LIBERDADE.

Um livro infantil cheio de significados , certamente , proporciona bastante aprendizado. Enquanto lia  com João era somente uma história aparentemente comum  de um homem que foi a uma floresta em busca de  um pássaro para levar para casa e abrigá-lo em seu galinheiro . Contudo, o pássaro é uma Àguia , a mais nobre das aves, porém o seu " dono" a subjuga como galinha.Um Naturalista insiste em acreditar na essência do Ser  e mostrar-lhe o seu majestoso caminho, o seu verdadeiro eu.

Na nossa sociedade os que se acham detentores do "poder", apesar de pagarmos muitos impostos e abastecermos os seus bolsos, adoram nos tratar  como galinhas, nos dão migalhas, parcos grãos de milho. Não abaixo minha cabeça, não cisco para trás, não tenho pena e  digo para todos, grito se for preciso: 



  EU SOU ÁGUIA,   EU NÃO SOU GALINHA !



Nenhum comentário:

Postar um comentário